quarta-feira, 1 de julho de 2009

30 ANOS DE LUTA PELA ANISTIA POLÍTICA NO BRASIL

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

PROGRAMAÇÃO GERAL DE AGOSTO




HOTSITE DO EVENTO


http://www2.almg.gov.br/hotsites/anistia/agenda.html



PROGRAMAÇÃO DIRETÓRIO ACADÊMICO PROF. ALUÍSIO PIMENTA

ATENÇÃO: na palestra do dia 13 de agosto às 19:00 h no Cineclube Joaquim Pedro de Andrade
os convites serão distribuídos com meia hora de antecedência (18:30h).






PROGRAMAÇÃO DIRETÓRIO ACADÊMICO WALQUÍRIA AFONSO COSTA





PROGRAMAÇÃO INSTITUTO HELENA GRECO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA






No mês de agosto deste ano será realizado um Ciclo de Debates sobre os 30 Anos da Lei da Anistia e o tema na contemporaneidade.

O D.A. da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais participa deste Ciclo de Debates com um Seminário que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto.

INSCRIÇÕES: não vamos fazer. É só aparecer lá no dia.

Atenção: dia 13 de agosto às 19:00 h: distribuição de 100 convites 30 min. antes do início da palestra. Número limitado de pessoas.
VALOR: ENTRADA FRANCA. Aceitamos doação de alimentos, roupas, agasalhos e brinquedos.

PÚBLICO-ALVO: todos que quiserem participar.

CERTIFICADOS:

As entidades abaixo emitirão certificado de participação nos eventos por elas realizados. Para maiores informações, confira a PROGRAMAÇÃO GERAL DE AGOSTO ou visite o HOTSITE DO EVENTO.

1. Cineclube Joaquim Pedro de Andrade/SINPRO (todas as terças-feiras de agosto);
2. Casa do Jornalista (dias 05 e 06 de agosto);
3. D.A. Prof. Aluísio Pimenta - FaE/UEMG (12 e 13 de agosto);
4. D.A. Walquíria Afonso Costa - FaE/UFMG (19 de agosto);
5. Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (22 de agosto);
6. Coordenadoria de Direitos Humanos da PBH (26 de agosto);
7. Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (26 de agosto);
8. Assembléia Legislativa de Minas Gerais (27 e 28 de agosto).


CARGA HORÁRIA:
Para os alunos da FaE/UEMG/CBH, cada palestra valerá 2 horas 30 min. O evento totaliza 15 horas. Essa informação já foi confirmada junto à Coordenação do Curso e os Certificados já estão aprovados também pelo órgão colegiado.



A luta pela anistia política - 30 anos
A questão da punição dos torturadores

Se a anistia é um processo de esquecimento,que será da história? E que será dos esquecidos,se eles mereciam ser lembrados, vivos ou mortos que estejam, porque a injustiça os marcou? [...]
(Carlos Drummond de Andrade, Anistia: Como vens, como te imaginava.1979)





Há 30 anos foi promulgada, no Brasil, a lei de anistia política, lei 6683 de 28 de agosto de 1979. Trata-se de significativa conquista da nossa sociedade. Esta vitória, no entanto, foi parcial: a anistia não veio Ampla Geral e Irrestrita como exigia o conjunto dos movimentos de resistência à ditadura militar articulados pelos Comitês Brasileiros de Anistia e pelo Movimento Feminino pela Anistia. Para estes movimentos, a Anistia só seria digna deste nome se realizasse os seus princípios programáticos: erradicação da tortura e das leis de exceção; esclarecimento das circunstâncias em que ocorreram os assassinatos dos opositores da ditadura ; localização dos restos mortais dos desaparecidos políticos; responsabilização jurídica do Estado e dos agentes da repressão por praticarem crimes de lesa humanidade, portanto inafiançáveis, imprescritíveis e inanistiáveis; desmantelamento do aparelho repressivo.

A interpretação que prosperou a partir da lei 6683/1979 é, ao contrário, que a anistia é parcial e condicional para os opositores do regime e total e prévia para os torturadores, assassinos e agentes da repressão antes mesmo de qualquer julgamento, apesar da evidente aberração ética, histórica e jurídica aí contida. É este o sentido da mal chamada reciprocidade, balão de ensaio fabricado pela ditadura militar, que acaba por se tornar senso comum. Estão garantidas, assim, a permanência da cultura do sigilo - e, mesmo, do sigilo eterno, que impede a abertura dos arquivos da repressão - e a perpetuação da cultura da impunidade e da estratégia do esquecimento.

O que está na base disso tudo é a garantia da inimputabilidade daqueles que perpetraram torturas, assassinatos e desaparecimentos durante a ditadura militar, o que leva à manutenção da tortura como uma das instituições mais sólidas em vigor no país. Podemos falar de uma reciclagem perversa da Doutrina de Segurança Nacional: hoje, os principais alvos da tortura, do extermínio e do aparelho repressivo, que continua montado, são os 2/3 da população que vivem no limiar da linha de miséria e os movimentos sociais. A luta pela anistia cabe aí também: todo preso ainda é preso político! Pelo fim dos manicômios e prisões!

Nestes 30 anos houve avanços importantes no que diz respeito à reparação àqueles que fizeram oposição à ditadura militar. Por outro lado, os princípios programáticos do movimento pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita apontados acima continuam valendo, nenhum deles foi realizado ainda. É esta a discussão proposta por este ciclo de debates que procurará resgatar a atualidade e a radicalidade desta luta a partir da discussão contemporânea da necessidade de construção de uma justiça de transição no Brasil que efetive o direito à história, à verdade e à memória como dimensão básica de cidadania.

Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania
Comissão de Direitos Humanos - Assembléia Legislativa de Minas Gerais
Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade
Diretório Acadêmico Prof. Aluísio Pimenta - FaE/UEMG/Campus Belo Horizonte
Comitê Mineiro do Forum Social Mundial
Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST)
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
Rede contra a Violência
Brigadas Populares
Tribunal popular: o Estado no banco dos réus
Grupo Tortura Nunca Mais/RJ


AGRADECIMENTOS



Agradecemos ao corpo docente da FaE/UEMG/CBH pela parceria e apoio na realização do evento — em especial aos professores Carminha, Agostinho e Lavínia e à Coordenação do Curso de Pedagogia — a todos os palestrantes que, voluntariamente, nos prestigiaram com sua presença, ao Cineclube Joaquim Pedro de Andrade/SINPRO pela consessão do espaço, à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, à GPI-ALMG e à Diretoria de Comunicação da ALMG - Gerência de Relações Públicas, pelo apoio na organização do evento, à diretoria do Instituto de Educação de Minas Gerais pelo espaço físico, a todas as entidades de apoio (Grupo Levante/Teatro do Oprimido, CONEDH, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Anistiados Políticos de Minas Gerais, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos) e, por último mas não menos importante, ao Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania pela iniciativa, parceria e apoio na organização do evento. Nosso muito obrigado a todos.

D.A. Prof. Aluísio Pimenta - FaE/UEMG/Campus Belo Horizonte.



MODELO DO CERTIFICADO FaE/UEMG-CBH




5 comentários:

  1. A luta pelos direitos humanos é muito importante. Já estou nessa há muito tempo é bom saber que cada vez mais essa luta continua. Parabéns. para todos nós. E a luta continua...
    Oliveiro Betim mg

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    Parabéns pela organização deste evento!
    A programação está muito legal!
    É com este espírito de luta e resistência que construiremos uma sociedade verdadeiramente Democrática.
    Abraços,
    Álvaro.
    _________
    "É difícil, realmente, fazer democracia. É que a democracia, como qualquer sonho, não se faz com palavras desencarnadas, mas com reflexão e prática. Não é o que digo o que diz que eu sou democrata, que não sou racista ou machista, mas o que faço. É preciso que o que eu diga não seja contraditado pelo que faço." (FREIRE, 1993:91)

    ResponderExcluir
  3. OLa sou estudante de Historia UFV e gostaria de contatos dos organizadores do evento pois estamos muito interessados em fazer um evento com filmes da ditadura e seria muito importante a experiencia de voces para nós .
    Abraçao
    Marcio Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Márcio:

    Por favor, envie um e-mail para a Heloísa Greco, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania:

    bizocagreco@yahoo.com.br

    3467-2377

    Ela é uma ótima pessoa para lhe dar dicas sobre a organização desse evento.

    Se puder, venha nos prestigiar com a sua presença nos dias 12 e 13 de agosto.

    Boa sorte,

    Alessandra.

    ResponderExcluir
  5. Ola sou estudando de Comunicação Social e faço parte do grupo NIBRAHC da UERJ e gostaria de convidá-lo para o Simpósio "Apesar de você- 30 anos da Anistia Política no Brasil" abaixo segue a programção:
    “Apesar de você - 30 anos da Anistia Política no Brasil”


    O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC) da UERJ realizará o Simpósio “Apesar de você - 30 anos da Anistia Política no Brasil” durante os dia 26, 27 e 28 de agosto no auditório 13 a partir das 18:30h.

    O evento tem como principal objetivo garantir à comunidade acadêmica e à sociedade civil brasileira o acesso ao debate sobre este tema que se desdobra em outros, como por exemplo: defesa dos direitos humanos, a abertura dos arquivos do período (1964 até a década de 1980) e a polêmica sobre a tortura no Brasil.

    O credenciamento será feito no dia 26/08 no auditório 13, a partir das 17:00h. O cerimonial de abertura contará com a presença do Ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República Paulo Vannuchi, seguido do debate sobre “A luta pela anistia e os direitos humanos no Brasil”. No dia 27/08 o tema a ser debatido será “Tortura, repressão e luta armada na Ditadura Militar”. No último dia do simpósio a Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff proferirá uma Conferência Magna sobre o tema. No mesmo dia a mesa de encerramento debaterá a “Abertura de Arquivos: e o Direito a verdade”.

    O simpósio terá como preocupação estabelecer o debate entre renomados especialistas e proporcionar a pesquisadores, estudantes e a sociedade reflexão e esclarecimento sobre os temas em questão.

    Segue abaixo a programação completa do evento:



    26 de agosto de 2009 - Quarta-feira

    17 horas/ Credenciamento

    18:30h Mesa de abertura

    Local: Auditório 13

    Ministro Paulo Vannuchi (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República)

    Magnífico Reitor Professor Ricardo Vieiralves de Castro

    Prof. Dr. Adair Rocha (Minc)

    Paulo Abrão (Presidente da Comissão de Anistia)

    Prof. Dr. Oswaldo Munteal (FACHA, PUC-Rio e UERJ)



    19:30h Mesa – A luta pela anistia e os direitos humanos no Brasil

    Local: Auditório 13

    Coordenadora: Profa. Ms. Vivian Zampa (FEUC e PMERJ)



    Conferencistas:

    Prof. Dr. Antônio Carlos Peixoto (UERJ)

    Cecília Maria Coimbra (Presidente do Tortura Nunca Mais)

    Prof. Dr. Marcos Antonio Pedlowski (Uenf)

    Prof. Dr. Luiz Eduardo Motta (UFRJ)

    Prof. Dr. Dalmo de Abreu Dallari (USP)



    27 de agosto – Quinta-feira

    18:30h – Mesa: Tortura, repressão e luta armada na Ditadura Militar

    Local: Auditório 13

    Coordenador: Prof. Dr. Luiz Edmundo Tavares (UERJ)

    Conferencistas:

    Prof. Dr. Fernando Sá (FACHA, PUC-Rio)

    Prof. Dr. George Tavares (Advogado)

    Jacques Dornellas (Militar ex-Guerrilheiro de Caparaó)

    Marcelo Freixo (Deputado Estadual)

    Prof. Dr. Ivan Cavalcanti Proença (FACHA)



    28 de agosto - Sexta-feira

    18:30h - Mesa: Abertura de Arquivos: o Direito a verdade

    Local: Auditório 13

    Coordenador: Verônica Dalcanal (UERJ)



    Conferência Magna: Ministra Dilma Rousseff (Casa Civil)

    Expositores:

    Prof. Dr. Oswaldo Munteal (UERJ)

    Profª. Drª. Lená Medeiros (Sub-reitora de Graduação da UERJ)

    Coronel Mário Sérgio de Brito Duarte (Comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro)



    Conferencistas:

    Hevelize Jourdan (Procuradora da Justiça Militar)

    Gilberto Nascimento (Jornalista, Editor da revista Carta Capital)

    Prof. Dr. Jaime Antunes (Diretor-Geral do Arquivo Nacional / UERJ)

    Prof. Dr. Gustavo Senechal (PUC-Rio)

    Profª. Drª. Iná Meireles (HUPE/UERJ)

    Prof. Dr. Técio Lins e Silva (Advogado)

    João Vicente Goulart (Presidente do IPJG)



    Para se inscrever e para maiores informações acesse o site:http://sites.google.com/site/30anosdaanistia/.O NIBRAHC da UERJ fará emissão de certificados.

    ResponderExcluir