terça-feira, 9 de junho de 2009

MOVIMENTO EM DEFESA DA UEMG

O D.A. Prof. Alusio Pimenta, Gestão InovAÇÃO, participou e tem participado ativamente no MOVIMENTO EM DEFESA DA UEMG, que teve três semanas de paralisação e que, após a retomada das aulas, continua sendo articulado dentro da Universidade e junto à comunidade em geral.

Durante toda a paralisação, membros do Diretório Acadêmico participaram de reuniões, Assembléias e manifestações e divulgaram a agenda de atividades para os alunos do curso de Pedagogia. Fomos, portanto, os responsáveis pela mobilização dos alunos e pela ampla divulgação de informações para o corpo discente.

Ajudamos também na coleta de assinaturas para o Abaixo-Assinado do Movimento em Defesa da UEMG, recolhendo assinaturas no Plano Decenal (ALMG), no Instituto de Educação durante a VI SEMANA DO PEDAGOGO e na FaE. Além disso, assinamos o abaixo-assinado OnLine.

Na Internet, fizemos ampla divulgação do blog e do abaixo-assinado OnLine no grupo de discussão dos estudantes da FaE, em comunidades no Orkut, e nos demais grupos de discussão relacionados à educação dos quais participamos.

Houve também a participação importante dos alunos do D.A. e da FaE/UEMG na articulação, junto aos alunos da Escola de Design, para lutar contra o fechamento do curso de Artes-Visuais.

Apesar de termos feito tudo isso, não tivemos o mesmo apoio na VI SEMANA DO PEDAGOGO, uma vez que não pudemos realizar o evento na FaE/UEMG. Houve, inclusive, casos de professores que não dispensaram os alunos para assistirem às palestras! Essa atitude de ingratidão nos levou à uma grande decepção com o corpo docente.

Outro fato lastimável é que já presenciamos professores falando mal do nosso trabalho, inclusive dizendo que nós não fazemos nada. E quando nos era feita a pergunta: "Onde está o D.A.?", respondíamos: "Na Reitoria, na SEPLAG, nas Assembléias, na ALMG e aqui, neste momento, na sua frente, apoiando o Movimento".

Apesar de tudo, continuaremos tentando uma articulação com o corpo docente — ou com alguns dos nossos professores — uma vez que queremos melhorar a qualidade da nossa formação. Não vamos deixar que atitudes tão pequenas e tentativas de desarticulação do movimento estudantil nos impeçam de buscar nosso objetivo: formação crítica, política e de qualidade.

FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário