terça-feira, 30 de junho de 2009
domingo, 28 de junho de 2009
V EMEPe
Veja as fotos:
FOTOS V EMEPe
quarta-feira, 10 de junho de 2009
ESCOLA NA OCUPAÇÃO DANDARA
Para que essa iniciativa dê certo, precisamos muito de educadores voluntários.
Confira as informações sobre essa iniciativa e, se você se interessar, por favor compareça nos dias e horários indicados na nossa agenda, no final deste post. Seja bem-vindo aos nossos encontros!
1. Quem são os educadores?
Moradores da Ocupação Dandara, estudantes e qualquer outra pessoa que se predisponha a aprender a Pedagogia proposta por Paulo Freire e tenha disponibilidade de tempo para atuar na Ocupação, que atuam através do Coletivo de Educação da Ocupação Dandara.
2. Como está organizada essa iniciativa?
Duas ações simultâneas estão ocorrendo para organizar a Escola da Ocupação Dandara:
. a primeira é um Grupo de Estudos que se norteia a partir de Paulo Freire;
. a segunda consiste em visitas à Ocupação, para deliberar sobre o funcionamento da escola.
3. Quem está atuando como formador de educadores no Grupo de Estudos?
A Profa. Rosa Porcaro da Universidade Federal de Viçosa.
4. Atualmente, quem faz parte do Coletivo de Educação da Ocupação Dandara?
Educadores (05 moradores da Ocupação Dandara, professores, estudantes e religiosos) e educandos.
5. Agenda
Queridos/as,
Está confirmado, para amanhã, dia 11/08, das 15h00 às 16h00, o Encontro com a Prof. Rosa Porcaro, da UFMG e o Coletivo de Educação da Dandara. O encontro será na Obra Social S. José Operário
Na quarta-feira, dia 12/08, a Ir. Edna (Filha de Jesus), o Felix (Jesuita) e quem mais desejar, às 15h00 retomarão as atividades na Ocupação com o grupo "Ocupando a Biblia".
Também na Quarta-feira, acontecerá a visita da Pastoral da Criança
Na Quinta-feira, dia 13/08, os/as estudantes do ISTA retomarão as atividades com as crianças e adolescentes
No sábado, dia 15/08, às 9h00 acontecerá a reunião do Coletivo de Educação e reunião com os/as coordenadores da Ocupação. Às 14h00 serão retomadas as oficinas
Abraço na fé e na resistência.
Rosário
*Os textos sugeridos são lidos com antecedência e discutidos nos nossos encontros.
terça-feira, 9 de junho de 2009
MOVIMENTO EM DEFESA DA UEMG
Durante toda a paralisação, membros do Diretório Acadêmico participaram de reuniões, Assembléias e manifestações e divulgaram a agenda de atividades para os alunos do curso de Pedagogia. Fomos, portanto, os responsáveis pela mobilização dos alunos e pela ampla divulgação de informações para o corpo discente.
Ajudamos também na coleta de assinaturas para o Abaixo-Assinado do Movimento em Defesa da UEMG, recolhendo assinaturas no Plano Decenal (ALMG), no Instituto de Educação durante a VI SEMANA DO PEDAGOGO e na FaE. Além disso, assinamos o abaixo-assinado OnLine.
Na Internet, fizemos ampla divulgação do blog e do abaixo-assinado OnLine no grupo de discussão dos estudantes da FaE, em comunidades no Orkut, e nos demais grupos de discussão relacionados à educação dos quais participamos.
Houve também a participação importante dos alunos do D.A. e da FaE/UEMG na articulação, junto aos alunos da Escola de Design, para lutar contra o fechamento do curso de Artes-Visuais.
Apesar de termos feito tudo isso, não tivemos o mesmo apoio na VI SEMANA DO PEDAGOGO, uma vez que não pudemos realizar o evento na FaE/UEMG. Houve, inclusive, casos de professores que não dispensaram os alunos para assistirem às palestras! Essa atitude de ingratidão nos levou à uma grande decepção com o corpo docente.
Outro fato lastimável é que já presenciamos professores falando mal do nosso trabalho, inclusive dizendo que nós não fazemos nada. E quando nos era feita a pergunta: "Onde está o D.A.?", respondíamos: "Na Reitoria, na SEPLAG, nas Assembléias, na ALMG e aqui, neste momento, na sua frente, apoiando o Movimento".
Apesar de tudo, continuaremos tentando uma articulação com o corpo docente — ou com alguns dos nossos professores — uma vez que queremos melhorar a qualidade da nossa formação. Não vamos deixar que atitudes tão pequenas e tentativas de desarticulação do movimento estudantil nos impeçam de buscar nosso objetivo: formação crítica, política e de qualidade.
SEMANA DO PEDAGOGO
O evento consistiu em palestras nos três turnos, durante os quatro dias e com três apresentações culturais: Circo de Todo Mundo, Corpo Cidadão e Rubinho do Vale.
Nossos palestrantes: Santuza Abras, Justino Sousa, Juarez Dayrell, Marco Antônio Torres, Daniel Arruda Martins, Inês Teixeira, Michel Marie Le Ven, Dilma Fróes, Heloísa Greco, Miguel Arroyo, Frei Gilvander Moreira, Virgilio de Mattos, Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, Ramuth Marinho, Luiz Eduardo Rodrigues de Almeida e Souza, Marcelo Ricardo.
FOTOS 01
FOTOS 02
VISITA DOS ÍNDIOS PATAXÓ DA BAHIA
FOTOS